A dor crônica no joelho pode afetar profundamente a sua qualidade de vida. Se você sente desconforto constante, dificuldade para caminhar, subir escadas ou mesmo realizar tarefas simples, é hora de buscar ajuda de um ortopedista de joelho. Muitas pessoas convivem com esse incômodo achando que é “normal da idade” ou consequência de esforço físico, mas a dor persistente nunca deve ser ignorada.
O que é dor crônica no joelho?
A dor crônica no joelho é aquela que persiste por mais de três meses e pode comprometer a qualidade de vida e os movimentos do paciente.
Suas causas são variadas e incluem lesões antigas não tratadas, desgaste da cartilagem — como ocorre na artrose ou gonartrose —, além de inflamações como bursite e tendinite. Problemas na patela (rótula) e desequilíbrios musculares causados por sobrecarga também podem gerar dor persistente.
Como cada caso tem suas particularidades, é fundamental procurar um ortopedista de joelho, ou seja, um médico especialista em joelho, para uma avaliação individualizada. Só assim será possível definir o tratamento ideal para dor no joelho e promover a recuperação da mobilidade e do bem-estar.
Procure um médico de joelho se você apresenta:
- Dor que não melhora com repouso ou analgésicos comuns
- Impacto direto na pInchaço frequente ou rigidezarte externa do joelho;
- Sensação de instabilidade ou de que o joelho “sai do lugar”
- Estalos dolorosos ao dobrar ou esticar a perna
- Limitação de movimentos
Tratamento para dor crônica no joelho
Quanto mais cedo você buscar tratamento para dor no joelho, melhores são os resultados. O diagnóstico precoce evita a progressão de doenças como a gonartrose, e pode até impedir a necessidade de cirurgia no futuro.
Após avaliação clínica e exames de imagem, o tratamento pode incluir:
- Fisioterapia e fortalecimento muscular
- Infiltrações com ácido hialurônico, corticoides ou terapias biológicas
- Medicamentos anti-inflamatórios ou condroprotetores
- Cirurgias minimamente invasivas, quando necessário
O mais importante é contar com a orientação de um especialista em joelho, que vai indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.
Sentir dor no joelho não é normal e não deve ser ignorado. Quanto antes você procurar um ortopedista de joelho, maiores são as chances de evitar complicações. Se você tem sofrido com esse desconforto, agende sua consulta e recupere sua qualidade de vida com segurança e confiança.
Perguntas frequentes sobre dor no joelho
Não. A artrose (gonartrose) é uma das causas mais comuns, mas a dor também pode estar relacionada a bursite, tendinite, lesões ligamentares, entre outros. Só um médico de joelho pode fazer o diagnóstico correto.
Exames como radiografia, ressonância magnética e ultrassonografia são úteis para avaliar cartilagens, ligamentos e estruturas internas do joelho. Eles são solicitados conforme a avaliação clínica feita por um especialista em joelho.
Sim, quando indicada por um profissional experiente, a infiltração pode aliviar a dor e melhorar a função do joelho. Ela é especialmente útil em casos de artrose leve a moderada e inflamações persistentes.